Os benefícios físicos e psicológicos de uma massagem!

Nos dias de hoje, grande parte da população já experimentou fazer uma massagem, sejam elas terapêuticas ou simplesmente relaxante.

Desde que a busca por bem-estar ganhou papel de destaque na sociedade, essa prática milenar ganhou notoriedade e muitos adeptos. Assim como a procura aumentou, os benefícios associados à prática e os ‘males’ curados por ela também se multiplicaram. No entanto a massagem é uma das mais antigas terapias do mundo, sendo bem popular entre os Gregos e Romanos, até à Idade Média, a massagem teve um papel importante nos cuidados de saúde, até à Idade Média, quando a Igreja Católica a considerou pecaminosa. Os Chineses registram que a massagem era usada como método de cura desde o período 3000 a.C. Os Hindus em 1800 a.C. indicavam a massagem para reduzir peso, ajudar a dormir e relaxar. Já Hipócrates (o pai da medicina) afirmou que a massagem podia melhor a função articular com sessões diárias No Reino Unido, John Grosvernor (1742-1823), cirurgião e professor de Medicina, Universidade de Oxford, ensinavam às enfermeiras as técnicas da massagem. John afirmava que a massagem evitava cirurgias em muitas doenças e acelerava a cicatrização dos tecidos e das articulações pela ação de fricção e do atrito.

Mas, afinal para que serve a massagem?

Dezenas de estudos – que remontam a várias décadas – vincularam a massagem a benefícios físicos e psicológicos reais. Um estudo australiano descobriu que uma massagem muscular de 10 minutos após um treino pode reduzir a dor em 30%. Outro estudo constatou que os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, caíram 31% após uma massagem, enquanto os níveis de hormônios do bem-estar, como dopamina e serotonina, aumentaram aproximadamente 30%.

Aliás, a redução da dor e o alívio da tensão e da depressão são os benefícios associados à massagem com evidências mais robustas.

“O toque da massagem é capaz de aliviar a tensão e a dor muscular, melhorar a circulação sanguínea e o sistema imunológico. Quando falamos de massagem de resultado imediato, também estamos falando de menos inchaço e redução de medidas.”, afirma a massoterapeuta Renata França, conhecida por desenvolver protocolos específicos com a união de diferentes técnicas de massagem

Mas afinal, como uma simples massagem pode proporcionar tantas vantagens para a saúde? De acordo com Tiffany Field, diretora do Instituto de Pesquisa sobre Toque da Universidade de Miami, em entrevista à revista americana Time, a massagem aumenta o fluxo sanguíneo em áreas do cérebro associadas à regulação do humor e do estresse.

Desta forma, como queremos cuidar de todos os que nos visitam, estamos abertos o ano todo, podem usufruir de uma massagem no nosso espaço Adelaide Wellness & Relax, onde tudo faremos para lhe proporcionar momentos de bem-estar!

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *