Subida da Vezeira….Gerês 2022!

Vezeira….

A “Vezeira” é uma tradição comunitária secular que remonta ao início do seculo XIX, na qual os pastores reúnem as cabeças de gado e levam-nas para a Serra, onde permanecem de 15 de maio a 15 de setembro. Esta prática resulta da necessidade de alimentarem o gado nos prados verdejantes que se encontram nos prados da Serra do Gerês.

Durante este período, as Vezeiras de Vilar da Veiga e  Rio Caldo ajudam-se mutuamente. O gado é conduzido até aos Currais (conjunto de prados), permanecendo sob os cuidados de diversos pastores, que se revezam alternadamente. Cada pastor tem a responsabilidade de guardar o gado de toda a comunidade durante um determinado período de tempo, residindo na serra para o efeito. Findo o seu tempo, passa a responsabilidade a outro pastor, e assim sucessivamente, percorrendo todos os sócios da Vezeira.

Desde alguns anos, a “Associação Lírio do Gerês” – associação sem fins lucrativos, tem dado visibilidade a este acontecimento comunitário, através da organização do evento “Subida da Vezeira”, que já vai na sua XVI edição. Durante o mesmo, é possível visitar alguns dos Currais, observar a subida da Vezeira, marcada pela sua passagem pelo centro da Vila do Gerês animada pela música tradicional portuguesa (cantares ao desafio, rancho folclórico), para delícia dos locais e quem nos visita. O evento termina com a tradicional “chega de bois”.

Os comes e bebes não poderiam faltar! Por isso, a esta iniciativa juntaram-se aos longos dos últimos anos vários Hoteleiros do Gerês, brindando os visitantes com uma prova gastronómica, dinamizando desta forma a gastronomia regional.

Após um interregno de 2 anos devido à pandemia – do evento em si, não da subida da Vezeira que manteve a sua atividade sazonal, este ano assistimos ao tão desejado regresso das festividades. Por isso, no próximo fim de semana de 14 e 15 de maio decorre a XVI Subida da Vezeira, cujo programa poderá consultar aqui.

À semelhança dos outros anos, apoiaremos mais uma vez esta iniciativa, participando na prova gastronómica com muita satisfação!

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *