Marcação de Férias: Quando todos os pormenores contam…
Férias, derivada do latim «latim feria, -ae, singular de feriae, -arum», significam «dias de descanso» (Dicionário Priberam), sendo por isso almejadas e imbuídas de planos idílicos! No entanto, nem sempre a realidade vai de encontro às expectativas, podendo, muito pelo contrário, culminar com sentimentos de desilusão e frustração.
Conscientes desta realidade, e partindo da nossa experiência enquanto hoteleiros, gostaríamos de partilhar convosco algumas dicas/sugestões ao nível do alojamento, de forma a aumentar a congruência entre as expectativas e a realidade, e por conseguinte, permitir que as férias vos proporcionem o merecido descanso e sentimento de bem-estar e satisfação.
Para onde ir?
Em primeiro lugar destacaríamos a escolha Destino. O destino é indubitavelmente um aspeto determinante, pois irá influenciar não somente o investimento económico, como as vivências. No que concerne ao Gerês, este oferece uma oportunidade única de comunhão com a Natureza. Dotado de uma paisagem idílica, com lagoas fabulosas e instagramáveis, mas igualmente perigosas, requer cuidado e atenção. Não aconselhável a todos os que não dispensam shoppings e intensa atividade noturna ?
Onde ficar?
As opções de alojamento são diversificadas, mas atenção, cada tipologia de alojamento tem caraterísticas próprias e diferenciadoras. As estrelas atribuídas a cada hotel, não são aleatórias, definindo (traduzindo?) precisamente as características do alojamento e dos serviços que devem estar disponíveis. Apesar de redundante, esta informação parece-nos bastante pertinente, pois efetivamente verificamos que por vezes o cliente não tem em consideração e/ou conhecimento desta diferenciação, expectando que um hotel de 2 estrelas como é o nosso caso, apresente um serviço similar aos de 3 ou 4 estrelas. Quando se parte dessa premissa (expectativa realista), a realidade pode ser experienciada como “frustrante”, quando efetivamente, estão em harmonização com os requisitos estabelecidos e serviços contratualizados.
Para além disso, existem diferentes tipologias de quartos e por isso, preços diversificados, em consonância com as caraterísticas do quarto (ex. dimensão, localização, com ou sem varanda). Por isso, sempre que fizer uma reserva, atente a estes pormenores. Tente perceber o que está na base da diferença de preços, escolhendo de forma informada, a melhor opção para si, em consideração as suas preferências e orçamento é claro. Em caso de dúvidas, não hesite em contactar a unidade hoteleira, as vezes que precisar, mesmo que a reserva seja feita através de uma plataforma online, as quais também oferecem essa informação.
Se é a primeira vez, não sabe! Vai ter de experimentar ?. É claro que poderá pedir a opinião de terceiros que conheçam o local, ou consultar os comentários dos clientes acerca da Unidade Hoteleira. Contudo, tenha sempre em consideração que os mesmos traduzem uma experiência pessoal, refletindo por isso a vivência daquela pessoa, num determinado contexto, e num determinado momento da sua vida, tendo por base as suas características pessoais e num conjunto de crenças e expectativas, por vezes positivas e até hipervalorizadas, outras nem por isso.
Não queremos com isto dizer que deve atender apenas aos comentários positivos e que estes, e só estes refletem a realidade! Os menos positivos são igualmente importantes para si proporcionando uma imagem global da Unidade Hoteleira que obviamente apresentará fragilidades e oportunidades de melhoria (é esse o nosso grande objetivo ao ler os comentários dos nossos clientes). No entanto, infelizmente, nem sempre traduzem a realidade, o que faz com que nos deparemos por vezes com comentários profundamente injustos, infundados, e potencialmente dissuasores de novos clientes.
Por isso, se considera os comentários importantes, o nosso conselho é que não se fique por um ou dois correndo o risco de ler apenas os que “amaram” ou que “odiaram”. Leia vários, analise a congruência dos mesmos, faça um balanço global e tire as suas próprias conclusões. E em caso de dúvida já sabe, questione!
Posto isto, esperamos ter contribuído para o planeamento das vossas férias, desejando que as mesmas vos proporcionem as melhores experiências possíveis, de preferência na nossa companhia ?. Se formos os felizes contemplados, comprometemo-nos a proporcionar-vos todas as informações e esclarecimentos necessários; a proporcionar-vos os melhores serviços possíveis; a resolver os problemas que possam surgir, e a aceitar com humildade todos os comentários que contribuam para a melhoria contínua, e desta forma, crescendo no sentido de proporcionar a todos e a todas, as férias memoráveis que merecem.