Parque Nacional Peneda-Gerês….e os seus trilhos!

 

Parque Nacional Peneda-Gerês….e os seus trilhos!

O Parque Nacional da Peneda Gerês é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, como também todos sabem, uma das serras mais bonitas de Portugal e do mundo…tem recantos de uma beleza inigualável.

Ao longo dos seus 70.000 hectares, podemos encontrar uma diversidade de fauna e flora, muitas espécies apenas aqui visíveis, desde o lobo ibérico, salamandra-lusitânica, garranos selvagens ou mesmo águia real entre outros. Sendo uma região montanhosa com solos de granito e zonas de altitude onde são visíveis os efeitos da última glaciação.

Outra das suas grandes riquezas ÁGUA, esta é pura e cristalina, visível constantemente visível através de rios e cascatas, nasce onde menos se espera, com diferente microclima permite uma grande diversidade botânica onde se destacam formações como os carvalhais e espécies como o Azevinho ou o Lírio do Gerês.

Depois deste cheirinho do que podemos ver através das caminhadas/trilhos, não temos como negar, que o Parque Nacional da Peneda-Gerês é um local fantástico, onde podemos respirar o ar puro da serra e por à prova o nosso espírito aventureiro, partilhando ao mesmo tempo com esta natureza em estado puro que lhe é tão característica.

Atualmente apenas no concelho de Terras de Bouro, podemos descobrir estes encantos através dos 17 trilhos existentes. Para finalizar e não menos importante, e nunca é demais relembrar que os trilhos do Gerês exigem preparação física e vários cuidados, como: roupa e calçado adequado, água em abundância, comida, mapa e comunicar para onde vão. Deve se ainda respeitar a sinalização e as autoridades do parque.

“Há sítios do mundo que são como certas existências humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles”.

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *