Cascatas no Gerês

As melhores cascatas para (re)descobrir no… Gerês!

Se já está a preparar as suas futuras férias ou escapadinhas, o Adelaide Hotel deixa-lhe aqui algumas sugestões das mais belas cascatas (pelo menos, para nós ?)… que poderá visitar e usufruir no Gerês…

Esperamos que gostem das nossas sugestões.

1ª Cascata do Arado

Das mais populares e de fácil acesso, por consequência, a que junta mais pessoas, principalmente ao fim de semana. Uma das maiores cascatas com queda de água que termina em lagos de água cristalina. Situada a 900 metros de altitude e aproximadamente 8km da Vila do Gerês, esta cascata é muito visitada quer seja de Verão, quer seja de Inverno.

2º Cascata de Pincães

É uma cascata pequena de fácil acesso, mas pouco visitada. Situada na localidade de Pincães, deve ser visitada pelo percurso que vem da aldeia, um trilho de aproximadamente 4 km (ida e volta), tem uma queda de água de uma altura de cerca de 20 metros. Tem um senão, apenas apanha sol durante a manhã, mas a sua beleza natural e sossego é uma das suas mais valias.

3º Cascata da Mata de Albergaria

Além da beleza natural da cascata, o seu percurso é de uma beleza incalculável. Quem a visita terá de fazer um pouco da Mata de Albergaria que é património da Unesco como Reserva Mundial da Biosfera. Durante o seu percurso pode observar-se o habitat centenário de várias espécies de fauna e flora existentes apenas nesta área. Esta cascata não está mencionada nos mapas, mas é de fácil acesso. O início começa no trilho junto ao parque de estacionamento da Portela do Homem. Será uma caminhada de 2 km para cada lado que percorre parte do trecho da antiga estrada Braga-Astoria, com marcos miliários, e pontes em madeira contruídas para atravessar o Rio Homem. Além disso, por ser uma cascata “pouco” conhecida, apenas pelos amantes da natureza, tem poucos turistas.

4º Cascata Poço Azul

Um dos locais mais bonitos do Gerês e muito divulgado. Devido ao seu difícil acesso, apenas quem gosta de caminhar é que se aventura, pois envolve uma caminhada de 2 horas para cada lado (aproximadamente). Mas vale a pena quando chegar, pela sua beleza e tranquilidade. Um local perfeito para passar o dia numa lagoa de águas cristalinas e translúcidas.

5º Cascata 7 Lagoas

Na realidade não são 7, mas sim, 12 lagoas ao longo do rio Cabril. Uma cascata com uma beleza singular, para quem gosta de caminhar, pois terá um percurso de aproximadamente 1 hora para cada lado.

Uma nota importante para finalizar: ao visitar estas e outras cascatas, use calçado adequado, pois as rochas são escorregadias, e roupa confortável, leve água para se hidratar, e nas caminhadas mais longas leve algo para comer.

Aproveitem, façam o vosso roteiro. Para qualquer dúvida, consulte-nos! O Adelaide Hotel está aqui para o ajudar a usufruir do melhor que o Gerês tem para oferecer!